PRÁTICAS MINISTERAIS

Ementa: 

Conceituação, princípios e práticas contábeis na igreja local. Demonstra a importância da vida eclesiástica no exercício da cidadania e a pertinência da justiça e da equidade na legislação eclesiástica, bem como papel da legislação eclesiástica no processo de adaptação social, oferecendo a oportunidade de conhecimento do Estatuto e RI da Igreja e suas formas procedimentais e regimentais de aplicação no exercício do Ministério Pastoral e no governo da Igreja.


Ementa: 

Analise dos princípios de administração aplicados à igreja local. Abordagens de eclesiologia e inserção social. Comunidade e relações de poder. Modelos de estrutura e organização eclesiástica. Conceituação e orientação quanto à constituição da igreja, seus oficiais, sua funcionalidade, celebrações e ordenanças, tipo de governo e princípios batistas.


Ementa: 

Estudo para embasamento teórico e conceitual da disciplina Sociologia. Analise dos grupamentos sociais. Teóricos relevantes para o pensamento sociológico. Instituições sociais. A responsabilidade social da igreja: desafios e oportunidades, A responsabilidade social da igreja; Fazendo Jesus conhecido por meio de ações sociais,  missão integral, Assistencialismo, ação social ou assistência social, Como desenvolver um projeto social, Enxergando as necessidades da comunidade, Desafios para a arrecadação de recursos financeiros, Dilema na igreja: criar ou não uma ONG e A igreja e a incidência em políticas públicas.


Ementa: 

Introdução à liturgia e culto: sua história. Liturgia de rememoração e atualização da mensagem. As expressões litúrgicas na perspectiva da diversidade cultural e ecumênica. A teologia litúrgica e seus elementos constitutivos: gestos, símbolos, cores, ritos, arte, linguagem corporal e expressão sacramental. A teologia da hinologia - a linguagem musical e suas articulações (corpos e sentimentos). O Ano Cristão Litúrgico e a estrutura do culto.


Saltar Navegação