BÍBLICO/ TEOLÓGICA

Ementa:

Teologia Sistemática I: Teologia (a Doutrina de Deus); Cristologia (a Doutrina de Cristo); Pneumatologia (a Doutrina do Espírito Santo); Antropologia (a Doutrina do homem).

Teologia Bíblica do Antigo Testamento

Ementa: 

Panorama do A.T. Análise crítica dos livros poéticos e proféticos quanto à autoria, tema, mensagem, local, datação, destinatários, data de redação. A literatura sapiencial; caraterística dos Salmos dentro da poesia hebraica; análise e síntese de Jó, Eclesiastes, Cantares e provérbios. Profetismo. Caraterísticas da profecia hebraica, ministério profético e sua função na história de Israel. Ambiente histórico e as razões para a divisão do reino, exílio e declínio do ministério sacerdotal e do profetismo de corte. Análise e síntese dos profetas do AT no seu contexto histórico. Apocalíptica judaica e o dia do Senhor.


Ementa: 

Esta disciplina visa oportunizar um conhecimento panorâmico do Antigo Testamento a partir da sua história e  livros – Pentateuco e livros históricos. Um estudo introdutório da literatura do Antigo Testamento a partir de seus aspectos elementares, apresentados, seu cânon, tipos de literaturas nele contidos, abordagens de estudos e análise de livros do Pentateuco e livros Históricos, tanto individualmente como no seu contexto mais amplo.


Saltar Navegação